Vivian Assis no Google+

Dicas e Estratégias de como Ganhar Dinheiro na Internet

Como conquistar a confiança de seus clientes?


Empreendedor e cliente

 

Hoje o assunto será muito interessante, afinal nosso negócio na Internet, não sobrevive sem clientes.

Mas afinal, como posso conquistar a confiança de meus clientes ou futuros clientes?

Não sei se todos sabem, mas eu fui teleoperadora por 2 anos, e nesse período que estive a frente de uma atendimento ao cliente, pude adquirir muitas habilidades que são essenciais para conquistar e manter clientes.

Tudo bem que agora eu trabalho com internet marketing e talvez você possa dizer que não tem nada a ver uma coisa com a outra, porém, nós podemos modelar nossas habilidades e aplica-las em qualquer área que estivermos exercendo como é o caso agora.


Quais são as competências necessárias para conquistar clientes?

imagem 3d de bonecos cumprimentando

Bem, tudo que eu vou dizer nesse artigo são fatos que aconteceram na minha profissional e experiências recentes como cliente.

Como atendente de SAC, sempre procurei entender meu cliente. Eu sempre me colocava no lugar dele, e procurava ajuda-lo da melhor forma possível. A cada ligação um problema diferente.

Tudo que esse cliente esperava de mim, era agilidade e resolução daquele problema.

O caso é que nem tudo pode ser resolvido pelo operador. Muitas vezes era preciso encaminhar a ligação para outro setor ou abrir um chamado, para que terceiros pudessem resolver. Eu percebia que outros operadores ficavam receosos com a reação do cliente, caso tivesse que encaminhar a ligação ou abrir um chamado.

O que irrita o cliente é o descaso. 

Quando eu preciso fazer uma ligação para algum suporte, ou atendimento ao cliente, o que mais me deixa irritada é o despreparo dos atendentes.

Muitos não sabem resolver os problema daquela ligação e nem se esforçam para serem atendentes exemplares. As empresas tem sua parcela de culpa, por não fazerem treinamentos semanais para mudar essa situação. No final das contas, os clientes ficam irritados, pela demora na ligação e por não terem seu problema resolvido.

Porque estou falando tudo isso? O que tem a ver com como conquistar clientes? Tem tudo a ver.

 

No mundo online, como você trata seus clientes?

Como todos nós sabemos, no mundo on-line, sejamos nós afiliados, ou tendo um negócio próprio, as coisas podem se agravar, se você não tratar bem seus clientes.

Porque eu digo isso? Simples…

Aqui na Internet, se você for negligente com seus clientes, você pode ter problemas sérios em sua área profissional.

Veja também: Aprendendo marketing no salão de cabeleleiro parte1

Os clientes on-line são mais exigentes do que os clientes do mundo real, ainda mais agora com toda a interação da web 2.0 (redes sociais, páginas de fãs, sites como Reclame Aqui e etc).

Se você fizer alguma coisa errada, ou for negligente seu cliente vai manifestar essa indignação em algum lugar da Internet, e as coisas poderão se agravar para sua imagem e reputação.

Pode ter certeza de uma coisa: As coisas negativas tem mais poder do que as positivas.

 

Como evitar ter sua reputação on-line manchada?

 

Vaso quebrado

Sei que existem muitas pessoas que não dão importância para sua reputação na Internet, mas isso é um dos fatores mais importantes no internet marketing.

Conquistar a confiança dos clientes no mundos dos negócios on-line nos dias de hoje se torna mais difícil do que no passado sabe porquê?

Porque hoje, existe muita gente se aproveitando do mercado ganhar dinheiro na Internet.

Está cada vez mais difícil conquistar a confiança dos clientes com tantos produtos de péssima qualidade no mercado.

Tudo que eu vejo no internet marketing brasileiro hoje em dia é sistemas geração de riqueza sem esforço, e produtos de péssima qualidade. Existem bons produtos sim, mas a grande maioria dá uma ilusão de que basta comprar o produto e todos seus problemas serão resolvidos.

“Dinheiro não dá em árvore”

Para ganhar dinheiro na Internet, é preciso ter um produto, ou prestar serviços. Funciona como no mundo real.

Tem muita gente que ainda não entendeu que ganhar dinheiro na Internet, não é criar sistemas gerador de riqueza. Não existe isso.

Se você não quer ter sua reputação manchada na Internet, não crie produtos assim e nem recomende-os, afinal seu cliente confia em você!

Ofereça sempre bons produtos, que você sabe que vai ajudar seus clientes.

Uma vez que você perde a confiança de seus clientes, nunca mais ele irá confiar em você novamente!!!!

O caminho que você escolher para se autopromover na Internet poderá destruir sua imagem!

Construir reputação na Internet demora, mas perde-la é rápido. Eu acho que você não quer passar por isso, ou quer?

Imagina você construir uma lista de marketing e usar essa lista para oferecer bugigangas, só para ganhar mais dinheiro? Se você tem bons produtos para oferecer não há mal nenhum nisso, porém a lista é seu patrimônio. As pessoas te seguem porque enxergam em você liderança. Saiba honrar a confiança depositada em você.

Não recomende produtos ruins para seus clientes só pra ganhar dinheiro!

 

caixa registradora

 

Seu cliente não é uma caixa registradora. Seu cliente é teu bem mais precioso.

Se você tem pessoas na sua lista ou que seguem teu trabalho, cuide bem desses clientes. Não ofereça produtos de péssima qualidade para eles, só porque você quer ganhar mais dinheiro no fim do mês.

Eu poderia recomendar muitas coisas no meu blog, ainda mais com o trafego que ele possui, porém eu nunca recomendo produtos pensando só em tirar dinheiro do bolso do meu cliente. Isso é abominável para mim.

Conheço muitos internet marketers por ai que não pensam assim. Muitos nem precisariam recomendar produtos ruins para sua lista, mas como a ganância é grande, eles acabam  recomendando…

Como conquistar e manter clientes?

 

Mulher fazendo compras

 

Não existe fórmula milagrosa para conquistar seus clientes. A receita é simples:

- Seja honesto com seus clientes.

- Seja prestativo.

- Seja educado.

- Seja atencioso.

- Seja sempre humilde.

- Responda os e-mails, dê satisfação quando precisar.

- Deixa o cliente desabafar quando tiver algum problema. O importante aqui é ouvir seu cliente e entender o seu lado.

- Procure ajudar seu cliente da melhor forma possível, mesmo que você não puder resolver o problema dele, ele vai sentir que você se esforçou para ajuda-lo.

- Seja eficiente e competente no que você faz. Cliente espera só uma coisa de você: Que você resolva o problema dele quando ele tiver um.

- Não abuse da confiança que seu cliente depositou em você. Acredite: Ele vai sentir quando você estiver passando dos limites.

- Trate seus clientes com amor, como se fosse uma pedra preciosa rara. Dar brindes ou criar promoções, são excelentes estratégias para agrada-los :)

Adquirindo algumas dessas competências, pode ter certeza!

As carteiras dos seus clientes vão abrir sem esforço, sem você precisa oferecer nada!

O Marketing de atração é um excelente aliado para cativar clientes!

Um exemplo prático disso tudo. Minha mãe é cliente de uma loja muito conhecida há mais de 40 anos. Ela se orgulha de ser cliente preferencial dessa loja, principalmente quando ela precisa comprar algum produto à prestação. Ela nem precisa passar no crediário, sua compra é pré-aprovada. De tanto que ela fala bem da loja, eu acabei virando cliente fiel também :)

É assim que acontece no mundo dos negócios. Quando você conquista a confiança de seus clientes, eles se tornam fiéis, e recomenda seus produtos e serviços de graça!

Portanto lembre-se. Seu cliente é seu bem mais precioso, seja qual for o mercado!

Trate-os com carinho!

 

Artigos relacionados :

Meu nome é Vivian Assis, sou paulistana tenho 31 anos e moro em SP. Sou profissional de Internet Marketing e blogueira. Tenho 11 anos de experiência com atendimento ao cliente. Desde 2010 na indústria do Internet Marketing. Possuo vários trabalhos na Internet, dentre eles o blog Império da Renda, onde semanalmente publico dicas e estratégias para ganhar dinheiro na Internet. Procuro ajudar iniciantes a se profissionalizarem na indústria do Internet marketing. Vivian Assis no Google+

.

38 Responses to “Como conquistar a confiança de seus clientes?”

  1. Muito bem vivian! Ótima matéria e ainda serviu de alerta para todos nós que vivemos exclusivamente de nossos negócios na internet. Infelizmente muitos se perdem nessa questao e acabam de fato vendo os subscritores da lista como caixa registradora, e apenas tentam levantar fundos.. hahaha. Que pena.. Parabens por teu artigo e pelo alerta!

  2. Jose Cláudio disse:

    Cliente é Rei , aqui no Japão temos o mesmo pensamento , tratar bem o cliente .

  3. marcela dias disse:

    Adoro suas matérias e por isso esou sempre aqui, pois ja assinei sua newsletter, Obrigada !

  4. Fernanda Atta disse:

    Olá Vivian, obrigada pelo excelente artigo. Sempre é muito bom adquirir experiências. Concordo 1000% com você, existem muitas pessoas que não dão importância para sua reputação na Internet e com isso não possui CREDIABILIDADE e esse é um dos fatores mais importante no Internet Marketing. Já não temos a presença ao vivo do cliente, então precisamos que nosso serviço seja ainda melhor, com certeza isso faz a diferença. As pessoas na internet têm que conhecer você, gostar de você confiar em você. Assim nossa credibilidade e reputação aumentarão cada dia mais. Por isso a grande importância do marketing pessoal, as pessoas acham que somente vender os produtos terão sucesso. Não podem estar mais enganadas, é preciso vender-se a si primeiro e depois como a nossa própria amiga Vivian nos explicou, você irá RECOMENDAR determinado produto e serviço. Agindo de forma correta na internet e sabendo o que efetivamente fazer é impossível não ter sucesso! Até porque a concorrência falha e falha muitoooooooooooooooo… =)

    Um grande abraço, Vivian! Sucesso!

  5. Parabéns Vivian pelo artigo. Realmente essa regra é batata. O nosso cliente realmente deve ser tratado como o maior patrimônio principalmente para nos que trabalhamos com Internet Marketing.

    Sucesso

    Diego Carvalho

  6. Rui Gabriel disse:

    Vivian! Um tratado!. Quem dera que tudo o que dizes estivesse 100% assimilado por todos os marketeiros (eu incluído). Obrigado pelo artigo. É um valioso instrumento de auto-avaliação e merece estudo e prática atenta.

  7. Bia Pomar disse:

    Olá Vivian

    Obrigada, para quem esta se relacionando no mundo da Internet e tem negócios online, estás dicas podem valer ouro. Pois a nossa lista em primeiro lugar são prospectos e futuros clientes que vão adquirir nossos produtos.

    Com estás dicas vamos conseguir nos relacionar melhor com os nossos prospetos e fazer com que eles virem nossos clientes.

    Sucesso

  8. Dani Edson disse:

    Vivian, estou pasmo com o seu artigo… sem palavras! Você falou TUDO, simplesmente TUDO! E eu fiquei feliz ao ler porque é exatamente assim que eu me esforço a tratar meus clientes. Por exemplo, respondo TODOS os e-mails pessoalmente. Algumas pessoas as vezes não acreditam que sou eu mesmo que estou respondendo (hehehehehe) mas sou! Não delego essa tarefa a outras pessoas. E SEMPRE procuro resolver o problema/dúvida dos cliente e interessados. Com certeza, como você disse, isso faz TODA A DIFERENÇA.

    Parabéns pelo excelente artigo! E muito mais sucesso pra você!

    Abração!

    • Vivian Assis disse:

      hahah obrigado Dani pelas palavras. São coisas tão simples, mas que fazem a diferença!

      Setor de suporte ou atendimento, podem ser lindos na teoria, porque na prática são todos iguais. Já ligou para um setor de atendimento ou suporte com um problema sério e sai de lá mais irritado ainda? Já passei por isso várias vezes!

      Dai o cliente sai de lá insatisfeito, nervoso, e sem o problema resolvido. Acho que a melhor forma de se aproximar dos nossos clientes é sermos simples, e objetivos com todos eles. Quantas vezes em meu e-mail, o cliente me disse: Obrigado Vivian pela resposta! Você foi muito eficiente e me deu atenção.
      Gente, o cliente muitas vezes em um desabafo já está nos ensinando a não ser como outros. Devemos escutar nossos clientes, porque o que eles dizem servem para melhorarmos nosso trabalho. Dani, é tão gostoso ver no final de uma ligação, um cliente totalmente nervoso, ficar brando e calmo dizendo: Obrigado fulana, você foi a única que pelos menos tentou me ajudar. Não podemos ser tão idiotas com quem coloca comida em nossa mesa! Por falar nisso, hoje é o dia do consumidor!

      Parabéns a todos os consumidores do Brasil :D

  9. Robson Silva disse:

    Olá Vivian,

    Parabéns… Esse artigo é a mais pura verdade. Realmente, para se conquistar a confiança dos clientes tem que ser no minimo humilde, prestativo, educado, etc.

    Muito bom seu artigo.

    Sucesso!

  10. Joyce disse:

    Oi vivian!

    Estou na primeira etapa de construção da minha imagem na internet!!!

    Estou começando agora, depois que adquiri o kit do Dani Edson aqui no seu site, a trilhar minha carreira online… Estou passando por momentos difíceis onde parece que ninguém me responde ou conhece… mas vou seguir em frente!!!

    Se puder visitar meu blog e postar uma dica ou sugestão agredeço!!!

    Bjks

    Joyce Silva

    http://trabalhorealinternet.blogspot.com.br/

    • Vivian Assis disse:

      Olá Joyce, seu nome não consta entre os clientes que compraram o kit comigo, deve ser por causa do cookie, ai a venda foi para outra pessoa.

      Não entendi suas colocações sobre ninguém te responde ou conhece!

      Bem, o começo não é fácil para ninguém, mas siga em frente e seja determinada, logo essa fase passa!!!

      Estude o que você comprou e coloque em prática!

      No kit tem bastante meios de divulgação para ganhar dinheiro!

      Até mais!

  11. Rosangela disse:

    Olá Vivian, estou estudando, procurando informações sobre em como trabalhar pela internet, li dois de seus artigos e tb ouvi a vídeo conferencia, estou aprendendo muito, obrigada, Sucesso.

  12. Sergio Prandi disse:

    Olá Vivian, tudo bom amiga?

    Artigo maravilhoso mesmo, sabe que eu nasci filho de comerciante, e portanto desde muito cedo aprendi que um cliente se conquista com poucas coisas, porém todas da maior importância.

    A primeira é a atenção e a cordialidade, cada cliente tem que ser tratado com único, mesmo alguns que chegam com pedras nas mãos, talvez mau atendidos em outro estabelecimento.

    A segunda e a mais importante de todas e a credibilidade, e nada é mais prejudicial para isso, do que prometer mais do que pode entregar, tem muita gente mesmo, principalmente na internet que usa essa técnica, promete a mágica do dinheiro fácil, e entrega prejuízo no final, infelizmente venderam o que tinham de mais precioso, e se já não é fácil conquistar, reconquistar então é uma tarefa mesmo muito árdua que poucas pessoas conseguem vencer.

    Parabéns pelo seu artigo amiga, como tantos outros de excepcional qualidade e que transmite um profundo conhecimento, feliz de quem sabe aproveitar e beber dessa fonte, que não seca nunca.

    Sucesso Sempre

  13. Leo Otto Brock disse:

    Olá Vivian

    Também já fui vendedor por muitos anos.

    E lendo seu artigo só posso dizer "Nada a acrescentar".

    Muito Bom e bem colocado.

    Serviu muito para acordar e relembrar de como é que funciona a coisa toda.

    Abraços

    Leo Otto Brock

  14. Anônimo disse:

    Olá Vivian, desde muito cedo que trabalhei em restaurantes, e atendimento ao público diverso, o problema é que as pessoas sempre vêem seus direitos, e muitos deles nunca tiveram de atender, não sabem como se comportar quando têm que agradar ou prestar um serviço. Esse não é um problema individual, senão vejamos, todos nós seguimos alguém, ou o trabalho de alguém nesse mundo, se esse "upline", "mentor" o que quer que lhe chamemos, não souber transmitir a necessidade que há em saber atender, prestar um serviço de qualidade, o foco do indivíduo, irá se manter em ganhar dinheiro, seja a que custo for. Daí o problema dos muitos produtos de escassa qualidade que hoje proliferam, e que prometem ganhar dinheiro fácil, muitas pessoas vão atrás disso, e… tarde de mais, não é fácil e exige um pouco mais do que comprar um produto.

    Adoro ler seus artigos, muito atuais, e úteis. Ainda estou a aprender e têm sido de muita utilidade, para o meu crescimento/conhecimento

    Grato Vivian

  15. Fábio Lopes disse:

    Olá Vivian!

    Recebi o link para o artigo em meu e-mail e acabei de ler há pouco. Eu não tenho nada a acrescentar no conteúdo, só tenho a dizer que é uma das melhores postagens que já li.

    Estou engatinhando no marketing pela Internet, mas estudando alguns projetos para implementar em breve. O que você colocou é a mais pura verdade e se hoje você é uma profissional de sucesso é porque segue os conselhos que passou. Isso se chama ÉTICA, coisa que está em falta hoje em dia, principalmente em certos "gurus" que recomendam qualquer produto que não acrescenta nada para nós, com o único intuito de engordar suas contas bancárias.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente artigo. Grande abraço e sucesso!

  16. Dhea disse:

    Olá Vivian,achei muito interessante seu artigo.Parabéns!Abraços.

  17. Ola! amiga!

    Recentemente ao acessar seu blog contemplei seus comentários bastante construtivos e inovador Parabéns sucesso sempre

  18. carlos dornelles disse:

    Ola vivian,tudo bem?otimo artigo,e de muita utilidade pra mim que estou ainda adquirindo conhecimento sobre internet marketing.

    Na verdade ainda nao tenho pc(estou postando do meu smartphone), mas logo vou comprar um, ai sim,colocarei a mão na massa.

    Assinei sua newsletter para receber seu ebook, gostei muito da sua historia, muito inspiradora e motivadora.

    Queria dizer que agradeço pelo ebook e pelos emails que frequentemente tem me enviado.

    Continue enviando pois estao sendo muito esclarecedores pra mim que ainda nao entendo sobre internet marketing.

    Agradeço pelo espaco e eapero um dia ser um sucesso assim como você.Obrigado ate aproxima.

Deixar um comentário

IMPORTANTE!!! Antes de comentar, POR FAVOR, veja a política de uso desse blog: Nesse blog não é permitido fazer propaganda.

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes